Conheça quem somos!

Grupo Hospital do Gato

Médicos Veterinários

Médica Veterinária

Dr.ª Maria João Fonseca

Licenciada pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa em 1994.

Mestre em doenças infecciosas pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 2009.

Em 1994 integrou a equipa do Hospital Veterinário Dr. Marques de Almeida onde esteve oito anos, sob Direção Clínica da Dr.ª Anabelle de Morais. Em 2002 iniciou atividade clínica no Hospital Veterinário do Restelo como sócia fundadora. Até 2011 exerceu clínica neste Hospital com particular interesse em medicina interna, dermatologia e cirurgia de tecidos moles. Cirurgiã principal deste Hospital na área de tecidos moles.

Ao longo de toda a carreira tem participado em múltiplas ações de formação, realizado comunicações e posters tendo ganho dois prémios em trabalhos realizados em medicina interna.

Terminou este ano o curso de Medicina Felina pela ISFM tornando-se assim o primeiro membro do colégio de Medicina Felina em Portugal.

“Ser Diretora de uma equipa criteriosamente selecionada e poder trabalhar nestas condições é um privilégio.”

Médica Veterinária

Drª Rita Delgado

Licenciada em 1993 pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa.
Após a conclusão da sua licenciatura trabalhou durante 2 anos no Hospital Veterinário Dr. Marques de Almeida (94-96).
Foi directora clínica e gerente da Clínica Veterinária VetAmérica, em Lisboa, de 1997-2012.
Entre 2010-2012 regressa ao Hospital Dr. Marques de Almeida, uma vez que sempre preferiu o contacto com o ambiente e casuística hospitalares.
Desde o início do projecto, em 2012, que integra a equipa do Hospital do Gato, onde é responsável pelo Departamento de Imagiologia.
Ao longo dos anos manteve uma constante actualização dos conhecimentos através da realização de vários cursos de ecografia, ecocardiografia e electrocardiografia e de uma pós-graduação em Medicina Interna de Pequenos Animais (2009-2010) da Improve International.
Tem como áreas de principal interesse a Imagiologia e Cardiologia.

Em 2017, adoptou o Cajú através do projeto Box Solidária do Hospital do Gato, um amoroso gato FeLV positivo que partilha agora o seu território com os seus dois pastores alemães Seth e Blau.

Médica Veterinária

Drª Filipa Santos

A Dra. Filipa Santos concluiu o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa (FMV-UTL) em Fevereiro de 2012. Realizou posteriormente o seu estágio curricular no Hospital Veterinário Montenegro no Porto, dedicando a sua tese de final de curso ao tema “Diabetes Mellitus em Animais de Companhia”.

Em Julho de 2012, concluiu o curso de Medicina Felina em Animais de Companhia na FMV-ULHT.
Em Setembro de 2013, viajou para Madrid para conhecer a dinâmica e o trabalho do Centro Clínico Felino “Gattos”, da médica veterinária especialista em Medicina Felina Marisa Palmero.


Presença assídua em diversos congressos nacionais e internacionais (ISFM – International Society of Feline Medicine; SEVCS – Southern European Veterinary Conference), é autora e co-autora de vários posters apresentados nestes eventos, bem como co-autora de um artigo científico publicado na revista internacional “Parasites & Vectors”.


Em Outubro de 2015, foi oradora convidada no Congresso Internacional de Enfermagem Veterinária, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco.
Em Outubro de 2016, marcou presença no curso internacional de “Oftalmologia em Pequenos Animais” da Novotech Formación, em Madrid.
Actualmente, está a terminar a pós-graduação em Medicina Felina da ESVPS (European School of Veterinary Postgraduate Studies), que lhe conferirá o o General Practitioner Certificate in Feline Practice.


Desde cedo, sempre ambicionou abraçar um projecto único, inovador e de excelência, fazendo por isso todo o sentido que tenha integrado a equipa do Hospital do Gato em Lisboa desde o seu início, em 2012.


Dedica-se em especial às áreas de medicina interna, endocrinologia e oftalmologia, pelas quais nutre particular interesse.

A gata Calinha e a cadela Milka, ambas resgatadas e adoptadas, são o seu orgulho e fazem parte da família!

Médica Veterinária

Drª Filipa Manteigas

Desde pequena que sempre demonstrou uma particular paixão por gatos, de tal modo que conseguiu que fossem presentes no seu dia a dia. Passou horas a observá-los, tentando ganhar a sua confiança, tendo ganho também algumas “lesões de guerra” que a ensinaram que os gatos, têm personalidade própria, sabendo sempre o que querem e não valendo a pena contrariá-los.

Ouviu inúmeras vezes “gostas mais dos animais do que das pessoas!”, o que em parte era quase uma realidade.

Iniciou, em 2003, a sua formação com uma licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública, porém, após a sua conclusão rendeu-se à evidência que tinha de dar asas para voar à sua vocação e entrou no Mestrado integrado em Medicina Veterinária na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, o qual terminou em 2013. Realizou diversos estágios curriculares, tendo a sua dissertação de mestrado sido na área da Medicina Interna Felina.
Em 2014, tornou-se uma das sócias fundadoras do grupo de interesse especial em Medicina Felina, da Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC). Presença assídua em diversos congressos nos quais apresentou alguns posters científicos, completará em breve a sua pós-graduação em Medicina Felina.

A vinda em 2014 para o Hospital do Gato foi como um sonho tornado realidade, o qual espera poder honrar todos os dias com toda a dedicação e entusiasmo. No Hospital dedica-se em particular à área Laboratorial e de Oncologia.

Em 2017 abraçou, com grande prazer, o projecto da direcção clínica do Consultório do Gato.

Vive actualmente com o Martini e o Malibu, uma dupla hiperactiva e animada que mima e que a mantém sempre desperta e focada para a seu objectivo de vida, que é acarinhar e tratar de todos os gatos que lhe apareçam na sua actividade profissional.

Médica Veterinária e Bióloga

Drª Inês Guerra

A Dra. Inês obteve o grau de Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Na génese da sua dissertação de mestrado na área de Comportamento Animal – pela qual manifesta particular interesse – esteve um projecto de investigação desenvolvido na Universidade Autónoma de Barcelona, focado na dinâmica das colónias de gatos e sua biologia.


Presença assídua em diversos congressos nacionais e internacionais na área do Comportamento Animal, tem direccionado a sua formação para a vertente de comportamento e bem-estar felino.


É da sua autoria o poster “Environmental Variables and Their Impact on the Presence of Urban Cat Colonies”, apresentado no European Congress of Animal Welfare and Behavioural Medicine, em Outubro de 2016.


E porque o saber não ocupa lugar, iniciou recentemente o curso “Advanced Certificate in Feline Behaviour” da International Society of Feline Medicine (ISFM) e completará em breve a sua pós-graduação em “Intervenção na Doença Comportamental em Animais de Companhia” pelo CPCA – Centro para o Conhecimento Animal e INSPSIC – Instituto Português de Psicologia e outras Ciências.


É responsável pelo serviço de Consultoria em Comportamento Felino no Hospital do Gato desde 2016.

 

Médica Veterinária

Drª Vanda Santos

Licenciatura pré-bolonha pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa em 2002. Pós-graduações em Medicina de animais de companhia, Cirurgia de Tecidos Moles e Medicina Felina.

Várias formações nas áreas de Citologia Clínica, Neurologia e Cirurgia de Tecidos moles. Médica Veterinária em exercício continuo9 anos em regime de Clinica e 5 anos em regime de Hospital sempre no mesmo CAMV.

Membro da equipa do Hospital do Gato desde Fevereiro de 2017.O abandono da prática de Medicina Veterinária aplicada todos os animais de companhia e a dedicação em exclusivo à Medicina Felina no Hospital do Gato foram decisões ponderadas e conscientes. O respeito e admiração pela essência Felina, o cumprimento rigoroso de medidas cat friendly numa equipa pluridisciplinar apenas vocacionada para a área, a vontade de dedicação plena à espécie com que mais se identifica, foram os principais critérios para esta etapa.

Veterinária por vocação, apaixonada poranimais e medicina em geral, mas decididamente fascinada por gatos. A ausência de gatos no seu seio familiar é algo que desconhece desde sempre. Atualmente da sua família constam: Bibi, Darwishi, Faroahn, Cepheus, Orión, Diphda e Capella, 5 meninas e 2 meninos que são as estrelas de toda a família.

Médica Veterinária

Drª Joana Bacelar

Obteve o grau de Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade LusófonadeHumanidades e Tecnologias.

Realizou parte do seu estágio curricular aqui, no Hospital do Gato, tendo este direcionado o desenvolvimento da sua dissertação de mestrado na área de Imagiologia, pela qual manifesta particular interesse.

Consciente, desde sempre, das particularidades da espécie felina, foi durante a sua formação que a paixão pela Medicina Felina se consolidou e motivou o seu desejo de trabalhar com esta espécie tão especial. Desde o início deste ano que integra a equipa do Hospital do Gato.

Médica Veterinária

Drª Luísa Coelho

A Dra Luísa Coelho concluiu o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela Universidade de Évora em 2012. Desde então que tem trabalhado em diversos hospitais de referência, sempre com particular fascínio pela Medicina Felina.

Sentiu desde o início de carreira que existia uma forte lacuna no que respeita ao atendimento felino e conhecimento das particularidades da espécie, que inviabilizavam a prática de uma medicina veterinária de excelência.

Em 2015 integrou a equipa do Hospital do Gato, concretizando o desejo de trabalhar unicamente com felinos num ambiente exclusivamente vocacionado para o efeito. Mantém uma constante actualização dos conhecimentos através de cursos de formação contínua nas áreas de Ecografia e Medicina Interna Felina, pelas quais demonstra particular interesse.

Concluiu recentemente o curso de Medicina Felina da Universidade de Sydney, ministrado por diversos especialistas internacionais, formação que servirá de preparação para o exame de pós-graduação em Medicina Felina reconhecido pela ISFM (International Society of Feline Medicine) a que planeia candidatar-se.

Na foto, com a sua inseparável companheira felina de há já 16 anos – a gata Suzuki, filha do incomparável Sugar, o gato da sua vida

Médica Veterinária

Drª Ana Cassapo

A Dra. Ana obteve o grau de Mestre em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Ciências Veterinárias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real.
Desde o início da sua formação em Medicina Veterinária que realizou diversos estágios extracurriculares em clínicas e hospitais de referência da região, que lhe permitiu o desenvolvimento de uma forte componente técnica associada ao contacto com as diversas realidades da prática clínica diária.
Grande parte do seu estágio curricular decorreu aqui mesmo, no nosso Hospital do Gato, onde a paixão pela Medicina Felina falou mais alto e acabou por motivar a sua entrada na equipa que Vive o Gato, aliada à determinação em fazer mais e melhor pelo bem-estar dos nossos amigos felinos, que reconheceu desde cedo necessitarem de uma abordagem totalmente distinta e direcionada às particularidades da espécie.
A sua dissertação de mestrado foi desenvolvida na área de Doenças Parasitárias, pela qual desenvolveu particular interesse e para onde tem vindo a direcionar a sua formação.

Desde 2016 que reforça a equipa do Hospital do Gato, apoiando os serviços de internamento e consulta externa. Actualmente, coordena também as adopções da nossa Box Solidária.

É também mamã babada do Tail, Mini, Frufru e Nikita, 4 lindos gatos que resgatou de uma vida nas ruas!

Médica Veterinária

Drª Rubiana Braga

A Dra Rubiana Braga concluiu o mestrado em Medicina Veterinária em julho de 2017 na EUVG- Escola Universitária Vasco da Gama, Coimbra.

Desde pequena que tem um grande amor por animais em particular por gatos, acolheu aos onze anos com a ajuda dos pais o seu primeiro gatinho na rua e desde esse dia rendeu-se aos encantos felinos. Tem contacto com animais desde criança porque os pais sempre contribuíram e permitiram que crescesse rodeada de amigos peludos.

Realizou diversos estágios em clinicas e hospitais de referência durante o percurso académico, tendo sido um dos mais enriquecedores realizado em Barcelona na UAB- Universitat Autònoma De Barcelona. Em Barcelona teve a oportunidade de estagiar na área de nutrição com a Dra. Cecilia Villaverde Haro, diretora do departamento de dietética e nutrição e membro do European College of Veterinary and Comparative Nutrition.

O desenvolvimento da sua dissertação de mestrado decorreu durante o estágio curricular no Hospital do Gato, desenvolvendo um estudo relacionado com os “fatores que influenciam o desenvolvimento da doença do trato urinário felino”.

durante o estágio curricular realizado no Hospital do Gato descobriu a sua verdadeira paixão, a medicina felina. O seu sonho acaba por se tornar realidade ao integrar a família Grupo Hospital do Gato. Dedica-se neste momento em especial à área de medicina interna.

Atualmente integra a equipa do Hospital do Gato, e é com grande carinho que abraça também o novo projeto do Consultório do Gato.

Desde 2010 que se rendeu aos encantos da sua querida e fofa Marie, uma gatinha muito mimada que é a princesa da dona.

Médica Veterinária

Drª Inês Machado

Concluiu o mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV-ULisboa).

Realizou o seu estágio curricular repartido entre a Universidade de Medicina Veterinária de Viena, na Áustria e a Unidade de Isolamento de Doenças Infeciosas do Hospital Escolar da FMV-ULisboa.

A dissertação de mestrado resultou num estudo pioneiro em animais de companhia hospitalizados em condições de isolamento de doenças infeciosas que mereceu inclusive a apresentação num congresso internacional. Especial interesse em doenças infeciosas e em particular doenças virais felinas.

Realizou vários estagios extracurriculares e voluntariado em diversas áreas da medicina veterinária incluindo um estágio de verão no Hospital do Gato onde consolidou o interesse pela Medicina Felina que motivou o desejo de se dedicar a esta espécie em particular.

Vive actualmente com um gato, o Niky!

Médica Veterinária

Drª Rute Roda

A Dra. Rute obteve o grau de Mestre em Medicina Veterinária pelo Instituto Abel Salazar no Porto.

Realizou o seu estágio curricular no Hospital Veterinário de Berna, pelo seu interesse na área de Oncologia e Cardiologia.

Desde 2017 que integra a equipa do Hospital do Gato.

Desde pequena que sempre adorou felinos, por serem únicos e especialmente pela sua independência. Actualmente tem 3 o Billy, o Boss e o Yupi.

Enfermeiros Veterinários

Enfermeira Veterinária

Enfª Mónica Santos

A sua paixão por animais evidenciou-se desde muito nova. Licenciou-se, por isso, em Enfermagem Veterinária pela Escola Superior Agrária de Viseu no ano de 2014.
Realizou estágios curriculares em clínicas de pequenos animais, mas era com os gatos que passava maior parte do seu tempo. Com vontade de aprender mais sobre o fantástico mundo felino, concorreu a um estágio no Hospital do Gato, de onde nunca mais quis sair! Voltou posteriormente para realizar também o seu estágio final de curso no mesmo Hospital onde desenvolveu um estudo que avalia o grau de conhecimento dos donos de gatos acerca de bem-estar felino. Estudo esse que deu origem ao seu trabalho final de curso sobre “Comportamento e Bem-Estar Felino”. Após conclusão da sua licenciatura, juntou-se à equipa do Hospital do Gato. Em Maio de 2015 palestrou nas Jornadas de Enfermagem Veterinária de Viseu com o tema “Maneio catfriendly em clínica veterinária – como criar um ambiente felino”.

Em Março de 2016 pertenceu ao grupo de oradores no evento pedagógico “Tarde Felina”, organizado pela GAAF (Grupo de Apoio aos animais da Faculdade), onde apresentou o tema “De enfermeiro veterinário a enfermeiro felino – como marcar a diferença”. Autora de algumas publicações sobre gatos na revista Cães e Companhia.

Desde 2016 integra a equipa de oradoras nas Feline Master Classes, organizadas pelo Hospital do Gato, com o intuito de formar os donos para os cuidados básicos a terem com os seus gatos.

Certificou-se em 2017 com o ISFM Certificate in Feline Nursing, tendo sido a primeira enfermeira veterinária portuguesa a entrar nos quadros desta Sociedade Internacional de Especialistas em Felinos. Atualmente faz parte da equipa do Consultório do Gato e a sua principal área de interesse é comportamento felino.

Em 2013, através da Box Solidária do Hospital do Gato, adotou aquele que agora é o grande amor da sua vida. Atreve-se mesmo a dizer que o Mushu é o gato mais querido e simpático da equipa, para a Enfermeira Mónica é, sem dúvida, o melhor do Mundo! Mais recentemente, em 2017, o pequeno Mango, cheio de energia, juntou-se à família trazendo ainda mais alegria.

Enfermeira Veterinária

Enfª Rute Marques

Licenciada em enfermagem veterinária,pela escola superior agrária de Viseu, com estágios curriculares realizados em clínicas da região. Apaixonada por felinos, partilha casa com as suas duas meninas, a Megui e a Miu, duas gatinhas adoptadas.

Enfermeira Veterinária

Enfª Sofia Miranda

Enfermeira veterinária licenciada desde 2012 pela Escola Superior Agrária de Elvas, Instituto Politécnico de Portalegre, tem exercido desde então, funções na área de enfermagem em pequenos animais.

Logo de pequena demonstrou um grande afeto e carinho por estes amigos. Mas, com a passagem do tempo, o fascínio pelos gatos em particular foi crescendo, fazendo da sua vida as delícias de quem ficou presa à satisfação felina, tornando-se uma amante dedicada de gatos, por isso, é impensável viver sem eles.

Ingressou no Hospital do Gato em 2016, alcançando uma nova dimensão e realidade onde a partilha de emoções, dedicação e amor fazem parte do ritual diário deste lugar “tão comum, mas tão diferente”, cujos seus principais habitantes/utentes – os gatos – são as doçuras que deleitam quem deles os tratam, cuidam e amam. A sua casa é partilhada e coabitada pelos seguintes 8 elementos de bigodes: Zazu, Pandora, Tété, Nita, Molly, Gula, Ozzie e Escurinha.

Auxiliares de Veterinária

Auxiliar de Veterinária

Tatiana Fona

Tatiana Fona, formou-se como auxiliar de veterinária em 2004, iniciou o seu percurso profissional em 2005, em âmbito hospital de medicina veterinária, nomeadamente em apoio ao bloco operatório – cirurgia, conta já com 13 anos de experiência.

Desde o início do Hospital do Gato que se dedicou exclusivamente à área de medicina felina, pela qual tem um gosto pessoal marcado.Tem também formação em tosquias, sendo umas das nossas responsáveis pela realização de banhos e tosquias.Partilha a sua vida com os seus três gatos, Tatu, Astrid e Puto.

Administrativas

Administrativa

Margarida Figueiredo

A auxiliar veterinária Margarida Figueiredo concluiu com sucesso o curso técnico-profissional em Gestão Agrícola.

De 2006 a 2012 trabalhou na área de Farmácia como responsável pelo atendimento ao público. Sempre teve o desejo de trabalhar na área de veterinária, acabando por concluir em 2010 o curso de Auxiliar de Veterinária.

Desde de Junho de 2012 que integra a equipa do Hospital do Gato, desempenhando funções administrativas e sendo responsável pela gestão de clientes.
Apaixonada pelo que faz, sente-se verdadeiramente realizada ao trabalhar em contacto com o público e com os seus excelentíssimos felinos!

Administrativa

Sara Mendes

A Sara Mendes é Licenciada em Comunição e frequenta o Curso de Medicina Chinesa onde posteriormente se pretende focar na área de Acupuntura Veterinária.

Uma Gateira desde muito pequena, sempre ansiou estar rodeada pelos nossos amigos felinos e no Consultório do Gato surgiu a grande oportunidade.

Para a foto pediu ajuda à Princesa Sansa da nossa Box Solidária mas em casa tem a sua gatona Shiva que vai iniciar uma dieta para ficar uma gatinha.